read in english
O início de um novo ano é o momento de estabelecer metas e resoluções de Ano Novo. Para a maioria das pessoas, porém, eles tendem a ser esquecidas antes do final do primeiro mês. Então, como definir suas metas e persegui-las de forma consistente ao longo do ano?
Comece com papel e caneta
O primeiro passo é anotar todas as suas metas para o ano. Você pode começar dividindo uma folha de papel em branco em quatro ou mais seções.
Anote as áreas da sua vida que você acha que precisam de melhorias. Por exemplo; metas de relacionamento, metas de saúde, metas financeiras, etc., e comece a escrever coisas que você gostaria de fazer em cada uma dessas áreas.
Priorizando e organizando seus metas
Tendo em mente que você é apenas uma pessoa para cumprir todos essas metas, é melhor listá-las uma após a outra, mantendo uma etiqueta de classificação com sua categoria no início. Pode ser uma marcação simples () ou []. A tag é útil para monitorar o cumprimento de metas por área.
Agora, elas estão prontas para serem reorganizadas em ordem de prioridade.
Lista do Purgatório de Metas
Depois de fazer isso, você poderá começar a trabalhar em seus objetivos de acordo com sua programação diária.
A maioria das metas depende da dedicação de cada um, mas, eventualmente, podem ser impactadas pela ação (ou não) de terceiros. Essas metas podem ser importantes, portanto você não vai querer mantê-las fora da sua lista.
Acompanhar metas e mantê-las no caminho certo
Agora veremos como monitorar suas metas e garantir que você não desista ao longo do ano.
Então, dividi o Purgatório de Metas em 'manter' (mensal/semanal/diariamente), 'dependem principalmente de mim', 'dependem de outros' e 'talvez'.
Em seguida, comecei a procurar a rotina já estabelecida através da lista preliminar e coloquei-as no grupo ‘manter’ da Lista do Purgatório de Metas apenas como um lembrete e fiz o mesmo para as demais metas, ordenando-as por prioridade.
Dividindo as metas em tarefas menores
Podemos analisar a viabilidade de cada meta com mais detalhes, dividindo-as em tarefas menores.
Para metas que dependem de outras pessoas, ou qualquer outra meta que não possa ser dividida em tarefas menores, você pode se perguntar: o que posso fazer a respeito? E gerar ideias que ajudem a alcançá-las.
Metas mês a mês
Depois de priorizar suas metas e começar a dividi-las em tarefas menores, você poderá distribuí-las por mês.
Atualmente mantenho minhas metas em um arquivo .doc em um editor de texto, mas já usei o Trello anteriormente e sua exibição horizontal de pastas de arrastar e soltar é perfeita para este trabalho.
Prestação de contas e avaliação de metas
É uma boa ideia verificar periodicamente se suas metas estão sendo cumpridas, para não correr o risco de chegar ao final do ano sem alcançá-las e, caso não estejam, você pode ajustar sua programação.
Também é bom revisar suas metas de vez em quando, para ver se elas se enquadram no quadro geral do seu plano de vida e suas motivações internas.
Para isso, você deve estar ciente das suas prioridades e motivações, e se perguntar: isso está me ajudando no caminho para o que é realmente importante para mim? Se não, talvez seja melhor abandonar essa meta ou trocá-la por outra.
Elegendo suas Metas Prioritárias
Ao refletir sobre o propósito e as motivações de sua vida enquanto analisa e avalia seus objetivos, você pode descobrir que tem metas demais para alcançar no intervalo de um ano.
Se esse também for o seu caso, você deve eleger suas Metas de Prioridade Máxima. Essas são as que você precisa ter certeza de que estão sendo cumpridas a cada mês.
É um pouco como avaliar cada meta, só que agora você analisa sua Lista de Prioridades e também a compara com suas outras metas ao refletir sobre o verdadeiro propósito, necessidades e motivações de sua vida.
Lidando com o inesperado
Quando você começar a trabalhar em seus objetivos, eventualmente poderá precisar lidar com imprevistos, como um acidente, doença ou qualquer outro contratempo.
Se essas coisas acontecerem, inclua-as também em sua lista de metas. Por exemplo, a recuperação de uma doença pode precisar ocupar o primeiro lugar na sua Lista de Prioridades, dependendo da gravidade da situação e/ou do impacto na execução dos suas metas.
Ao incluir na sua lista de metas as medidas necessárias para lidar com imprevistos, você não perde de vista seus objetivos, se mantém motivado e se organiza melhor.
Faça isso e você estará no caminho certo para alcançar seus objetivos. Feliz estabelecimento de metas!
Comments
Post a Comment